Henrique Herkenhoff

COMPLIANCE: PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO.

O termo compliance vem do substantivo em inglês que se originou do verbo “to comply with”, o que significa estar em conformidade, de acordo. Ou seja, o compliance é implementado para que funcionários, de todos os níveis, tenham conhecimento amplo das leis e regulamentos internos e externos, visando garantir que todos atuem em sintonia e transparência.

Isso unifica e consolida a rotina de trabalho, o que favorece a avaliação e prevenção de riscos. Logo, o processo de compliance desenvolve a cultura da ética e integridade entre os colaboradores.

Muitos acreditam que compliance está limitado ao gerenciamento de risco referente a corrupção envolvendo contratos com administração pública. Compliance empresarial muito além disso, é gerenciar todos os riscos do seu negócio, na esfera tributária, fiscal, trabalhista e direitos humanos, entre outros, pensando não apenas no jurídico, mas também na imagem.

Em linhas gerais, gerenciar riscos é implementar normatizações internas (procedimentos) com observância da lei. Tal fato proporciona credibilidade, competitividade no mercado, melhores linhas de crédito etc.

O gestor de uma empresa com setor de compliance possui segurança jurídica e política em suas decisões, tornando-a um negócio sólido, seguro e lucrativo, sem se preocupar com riscos, vez que estes já foram previamente administrados.

Portanto, implementar compliance na empresa não significa custos e limitações, pelo contrário: compliance, eficiência, segurança e lucratividade ficam na mesma frase.

Comentários desativados em COMPLIANCE: PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO.

Endereço

© 2022 Desenvolvido por Idealli Publicidade